TOPO FACEBOOK.png
_mg_3987.jpeg

Avaliação de lesões de pele

 

  Parte fundamental da consulta dermatológica, a avaliação de sinais na pele se dá a partir de um exame chamado dermatoscopia.

 A dermatoscopia é o método de visualização das pele com o dermatoscópio, um aparelho que amplia a imagem 10 a 20 vezes e ilumina, permitindo assim, a observação das camadas mais profundas por efeito óptico de imersão com meio líquido, gel ou luz polarizada.

É o exame utilizado para diferenciar lesões suspeitas de câncer de pele.

 

 

_mg_3233.jpeg

Dermatologia Pediátrica

 

 A pele da criança possui  características distintas da pele adulta, merecendo atenção e cuidados especiais. Atender a criança de forma empática, lúdica e tranquila é a minha prioridade.

 

Algumas condições são extremamente comuns na faixa etária pediátrica como: 

 

  • Dermatite Atópica;
  • Molusco Contagioso;
  • Micoses;
  • Dermatites de Contato;
  • Dermatites de Fralda;
  • Impetigo;
  • Pediculose..

 

A clínica PEDEMPATIA, que se localiza no bairro Campo Belo, é toda equipada e preparada pra atender crianças com todo conforto. Possui diversas especialidades pediátricas e lá eu atuo como Dermatopediatra.

72761D0A-6A7F-4EE4-9043-BFDEE0448747.jpeg

Acne

 

  Acne é uma doença de pele que ocorre quando as glândulas  sebáceas tornam-se inflamadas ou infectadas, provocando cravos, espinhas, cistos, nódulos  e cicatrizes.

   O tratamento consiste em trabalhar na prevenção do aparecimento de novas lesões através de um 'skincare' adequado e personalizado, descobrir e afastar os principais causadores da doença e utilizar  medicamentos tópicos e orais se necessário.

 

DC1CC1BB-8703-4A21-BF7C-D71983D9BAF2.JPG

Micoses

 

 São infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. São exemplos de micoses:

  • Pitiríase versicolor: apresenta-se clinicamente como manchas brancas, descamativas, que podem estar agrupadas ou isoladas.
  • Tineas: manchas vermelhas de superfície escamosa, crescem de dentro para fora, com bordas bem delimitadas. 
  • Candidiase: placas esbranquiçadas na mucosa oral, comum em recém-nascidos (“sapinho”); lesões fissuradas no canto da boca (queilite angular) mais comum no idoso; placas vermelhas e fissuras localizadas nas dobras naturais (inframamária, axilar e inguinal), ou envolver a região genital feminina (vaginite) ou masculina (balanite), provocando coceira, manchas vermelhas e secreção esbranquiçada.
  • Onicomicose: geralmente a unha se descola e se torna mais espessa. O tratamento é difícil e muito prolongado. Pode feito com medicamentos locais e/ou orais.

 

 

FCB8B1AF-4436-4813-9C3C-1DF084E52CA8.JPG

Melasma

 

  É uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face.

  Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também em homens. Não há uma causa definida, porém muitas vezes está relacionada ao uso de anticoncepcionais, à gravidez e, principalmente, à exposição solar.

  O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível e fontes de calor. A predisposição genética também influencia no surgimento desta condição.

 O dermatologista é o profissional indicado para diagnosticar e tratar esta condição. As terapias disponíveis são o uso de medicamentos tópicos, orais e procedimentos para o clareamento.

 

 

B5C3D03C-09C6-4DA9-BF8B-AE57EA17365D.JPG

Pequenas Cirurgias

  

  Retirada de pequenas pintas, verrugas e cistos. 

  Através de pequenas cirurgias também coletamos material para biópsia no caso de lesões suspeitas de malignidade.

 

 

8F30427C-53F5-4F69-9DCB-D563CCB6B306.jpeg

Tratamento de Cicatrizes

 

  Tanto cicatrizes causadas por lesões de Acne ou até mesmo cicatrizes hipertróficas e quelóides oriundos de traumas ou cirurgias.

 Os tratamentos incluem procedimentos como microagulhamento, infiltração de medicamentos, LED, peelings além de orientações para conduta domiciliar.

 

 

EC6917BF-6ADD-46DE-A0A9-C1E8F45E81BD.JPG

Rosácea

 

  É uma doença que afeta a pele principalmente da região centrofacial. Caracteriza-se por uma maior sensibilidade, pele geralmente mais seca, que começa a ficar eritematosa (vermelha) facilmente e se irrita com ácidos e produtos em geral. Aos poucos, a vermelhidão tende a ficar permanente e aparecem vasos finos, pápulas e pústulas que lembram a acne, podendo ocorrer edemas e nódulos.

  Não há cura para a rosácea, mas há tratamento e controle, com muitos avanços recentes

 

 

5AB35F09-8604-4FC4-B056-AA7A40FB7588.JPG

Hiperidrose

 

  É uma condição que provoca suor excessivo, na qual os pacientes podem transpirar muito até mesmo em repouso. Pode decorrer por diferentes fatores: emocionais, hereditários ou doenças. Várias regiões do corpo podem ser acometidas: axilas, palmas das mãos, rosto, cabeça, plantas dos pés e virilha. 

O tratamento é a base de medicações tópicas, via oral e até mesmo toxina botulínica

 

 

338514A9-DC90-473E-8148-C914B8D4FDBB.JPG

Dermatite Atópica

 

  A característica principal da doença é uma pele muito seca com prurido importante que leva a ferimentos, além de outros sintomas, como: áreas esfoladas causadas por coceira, alterações na cor, vermelhidão ou inflamação da pele ao redor de bolhas, áreas espessas ou parecidas com couro, que podem surgir após irritação e coceira prolongadas.

 Geralmente, trata-se de um quadro inflamatório da pele que vai e volta, podendo haver intervalos de meses ou anos, entre uma crise e outra.  

  É uma doença genética, crônica e seu surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos.